Um par de alças para segurar. Alça de alicate ergonomicamente projetada para uma aderência mais segura e confortável. Eixo de fixação, este é o ponto do eixo de fixação do alicate. O ponto de conexão deve se mover suavemente, sem folgas, para que o alicate possa ser aberto ou fechado facilmente com uma mão. Os alicates têm garras de fixação ou arestas de corte. As lâminas do alicate são finamente moídas para uma forma adequada. As duas arestas de corte (com molas) devem ser muito afiadas e próximas uma da outra para facilitar o corte do fio.
Isso converte uma pequena força externa (como a força da mão exercida no braço do alicate) em uma grande força de trabalho, para que o alicate possa prender ou cortar com eficiência. À medida que a força externa aplicada ao braço do alicate aumenta com a relação de alavancagem, a força da boca do alicate produz uma força externa que prende o movimento. Se uma grande força externa deve ser gerada, a distância do centro da posição de rebitagem do alicate ao cabo deve ser a maior possível, e a distância da abertura de fixação ou abertura de corte ao centro de rebitagem deve ser a menor que possível. No entanto, muitos alicates não aumentam muito a força da mão, pois apenas facilitam o trabalho em locais difíceis, como: montagem de equipamentos eletrônicos e aplicações de engenharia eletrônica e de precisão.
Os alicates são geralmente forjados a partir de aços estruturais ligados e não ligados. Para alicates em geral, é feito de aço estrutural de carbono de alta{{0}}qualidade com 0,45% de teor de carbono. Alicates de alta qualidade e pesados são feitos de alto teor de carbono e/ou elementos de liga, como cromo ou vanádio.
As origens do alicate na Europa remontam a mais de mil anos aC, quando as pessoas começaram a fundir o ferro. Durante o processo de fundição, o alicate pode ser usado para segurar blocos de ferro quente. A forma do alicate de forjamento do passado foi mantida até hoje com poucas mudanças. A variedade de alicates expandiu-se com o desenvolvimento do artesanato, do comércio e da industrialização. Existem mais de 100 tipos de alicates de uso geral-. Os alicates para aplicações especiais também estão aumentando. É claro que esses alicates especiais geralmente não estão disponíveis na faixa de-uso geral. Único na Alemanha, a produção mensal de alicates ultrapassa 1 milhão, dos quais cerca de 50% são exportados. A grande maioria deles são alicates de uso geral-, como cortadores, alicates de arame e alicates de bomba d'água.